top of page
Buscar

Coragem, participação, luta, legitimidade e voto!

  • Foto do escritor: Coletivo Ampliações
    Coletivo Ampliações
  • 12 de mar. de 2017
  • 2 min de leitura

Estamos a poucos dias de finalização do prazo para depósito do voto em mais um processo eleitoral do conjunto CFESS/CRESS e, neste sentido, a Chapa Ampliações: Trilhando a Luta, com Consciência de Classe se dirige à categoria de assistentes sociais do Estado de São Paulo e, porque não, do país, para ressaltar a importância da participação de todas/os neste processo que visa fortalecer o órgão público responsável por manter as premissas éticas e de atribuições profissionais, orientando, fiscalizando, disciplinando e defendendo o Serviço Social.


Nos últimos 30 anos, o Conjunto CFESS/CRESS´s, revestido de suas atribuições, tem se comprometido com bravura e alteridade, para muito além da mera intervenção cartorial e investigativa que todo conselho de profissão dispõe. Isto significa que, ao se propor e serem eleitas/os pela categoria para os cargos de conselheiras/os e diretoras/es seccionais, centenas de assistentes sociais dão vida e concretude à construção e manutenção de um projeto ético-político profissional, assumindo não só uma responsabilidade pública, mas também um papel político não visto em nenhuma outra profissão, que se traduz cotidianamente na materialização das condições possíveis e necessárias para que a categoria de assistentes sociais assuma o Serviço Social como partícipe da construção de outro projeto societário que desconstrua a sociabilidade capitalista e, no seu conjunto, elimine toda forma de opressão à classe trabalhadora, principalmente às parcelas compostas por mulheres, negras/os, jovens, periféricas/os, LGBT´s e migrantes.


Portanto, não se trata de almejar algo utópico, mas sim uma tarefa processual e irrevogável diante dos resultados conjunturais do último período histórico. Tarefa essa que não será cumprida no nosso contexto de profissão sem a observação de parâmetros mínimos de legitimidade política, os quais se fazem mais destacados nas eleições para o Conjunto CFESS/CRESS.


Salvo melhor entendimento, as/os assistentes sociais compõem a única profissão no país que reúne acentuada qualidade democrática na constituição dessa legitimidade, começando por garantir a não obrigatoriedade do voto nas eleições de seu sistema de Conselhos. Porém, conforme o Código Eleitoral (Artigos 22º, 23º, e 24º e Parágrafo 5º do Artigo 79ºda Resolução CFESS nº 659/2013), as previsões legais e regimentais visam combinar quórum mínimo de participação no voto e, consequentemente expressão de voto em uma das chapas concorrentes. Por mais que possa parecer contraditório, a correlação de voto não obrigatório com quórum mínimo e escolha de uma chapa, entendemos que o Conjunto CFESS/CRESS acerta na manutenção deste método democrático porque implica à categoria a uma reflexão periódica sobre a forma e o conteúdo que o posicionamento desta vai demandar, independentemente da existência de diversas correntes políticas, próprias do processo democrático, respaldadas pelo pluralismo fundamentado em nosso Código de Ética. Portanto, participar da disputa eleitoral é reafirmar sua legitimidade democrática diante do que defendemos! Lutar em conjunto com as gestões, ainda de que forma crítica, é agregar valor político no curso histórico da profissão! Votar é fortalecer a profissão!


Assim, mais uma vez pedimos que o voto de confiança da categoria se expresse fazendo um “X” na cédula eleitoral, no campo da Chapa 1 estadual. Fundamental também votar na Chapa 1 para o CFESS, bem como para as seccionais, sendo que para a seccional de Santos, vote Chapa 2. Clique aqui para conferir as instruções para voto e o deposite nos Correios o quanto antes!


 
 
 
Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Social Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Preto Ícone Google+

Trilhe Essa Luta, vote Chapa Ampliações para o CRESS/SP

bottom of page